Fundação Darcy Ribeiro - Fundar
A Fundação Darcy Ribeiro – FUNDAR foi constituída em 6 de dezembro de 1996 por seu instituidor com a missão de abrigar e preservar os acervos arquivístico e bibliográfico de Darcy e Berta Gleizer Ribeiro.Essa documentação, instalada no Memorial Darcy Ribeiro, no campus da Universidade de Brasília, reflete a trajetória profissional e pessoal de 2 intelectuais que, a partir de um determinado momento, desenvolveram trajetórias independentes.
Todavia, é inviável entender esses acervos a não ser por meio da percepção de que ambos se comunicam e dialogam entre si, refletindo não apenas a produção cultural e científica de seus titulares, mas também as expressões culturais dos grupos formadores da sociedade brasileira e as representações de um contexto latino-americano.
A documentação acumulada por Berta Gleizer Ribeiro, reconhecida como de interesse público e social pelo Conselho Nacional de Arquivos-Conarq, compõe-se de documentos iconográficos, audiovisuais e sonoros com registros dos seus trabalhos de campo com diferentes povos indígenas, além de numerosos documentos textuais.
Berta Ribeiro foi uma ativa antropóloga, uma pesquisadora perspicaz na observação e sagaz nos detalhes, sem perder a dimensão do todo, registrando minúcias em imagens, desenhos, relatos, autora de inúmeros livros e artigos de divulgação científica. Uma antropóloga cujas análises imbricam arte, cestaria e plumagem, plantas, pessoas e teorias.
A vida pessoal e profissional de Berta esteve, assim, empenhada na construção de uma sociedade justa e solidária que respeita e valoriza a diversidade étnica e cultural, garantindo a vida e a liberdade a todos na sua integralidade.