top of page
AACMFOTO89712_Anna Amélia e Bertha Lutz no encontro da Federação Brasileira pelo Progresso

Quem somos

Novembro de 2020 é considerado o marco inicial da RAM. As instituições idealizadoras foram o Instituto de Estudos Brasileiros da USP e CPDOC da FGV. 


Após alguns eventos internos, debates sobre objetivos, definição da estrutura a ser constituída e a divisão de múltiplas tarefas entre as poucas integrantes, foi realizada a primeira ação externa, em fevereiro 2021 - os primeiros contatos com outras instituições como o Arquivo Nacional e o Instituto Moreira Salles. As profissionais dessas instituições aderiram imediatamente e a Rede começou a se ampliar.

 

Em maio 2021, aconteceu o 1º encontro de boas-vindas! Nesse encontro, a RAM foi apresentada ‘oficialmente’ a pessoas que pesquisam e instituições que manifestaram interesse em se associar à iniciativa. Após esse encontro, diversas iniciativas de promover encontros públicos e buscar o crescimento e fortalecimento da Rede foram implementadas. Todas as atividades, os grupos de trabalho, encontros temáticos e comemorativos podem ser acessados aqui no site nas respectivas seções.


A Rede Arquivos de Mulheres está permanentemente aberta a admissão de novas afiliações. Para isso, a qualquer momento, pode-se enviar e-mail para redearquivosdemulheres@gmail.com. Todes são bem-vindes!


Rio de Janeiro, novembro de 2021.

bottom of page