top of page
AACMFOTO89711 Anna Amélia_Acervo CPDOC_edited.jpg

Sobre Nós

Alimente sua curiosidade

A RAM visa ser um espaço de trocas entre pessoas que pesquisam e atuam na área, no intuito de refletir sobre temáticas e parâmetros comuns para a elaboração de políticas e ações que procurem melhorar e ampliar a salvaguarda, gestão, pesquisa e difusão desses acervos. Ela surge da necessidade de refletir sobre as relações de poder impregnadas nas instituições de memória e de uma demanda urgente pela criação de estratégias para equilibrar e assegurar a presença de diferentes perspectivas e perfis nos acervos dessas instituições, visando garantir, por exemplo, a diversidade étnico-racial, de gênero e sexualidade e de classe. Alinhada com os debates sobre um pensar plural, entende-se a importância de se distanciar de matrizes de pensamento que apresentam a masculinidade e a branquitude como hegemônicas.


Objetivos:

 

1 - Congregar quem pesquisa e atua profissionalmente em instituições de patrimônio e memória para o compartilhamento de experiências e saberes com vistas a ampliação de debates relacionados à salvaguarda de arquivos de mulheres.

 

2 - Promover e divulgar pesquisas, publicações, encontros e seminários destinados a visibilizar e debater a salvaguarda de arquivos de mulheres, contribuindo para a valorização das histórias e memórias das mulheres em suas diversidades.


3 - Dar apoio e visibilidade às ações realizadas por associades, bem como articular atividades coletivas.


4 - Realizar levantamento colaborativo reunindo informações sobre arquivos de mulheres salvaguardados em instituições brasileiras e internacionais, a ser disponibilizado em repositório digital de acesso público.

bottom of page