FGV CPDOC | Feito ave de arribação
Está disponível o curta-metragem 'Feito ave de arribação', criado a partir do Arquivo Luiza Erundina de Sousa, uma colaboração do Programa de Arquivos Pessoais (PAP) com o Núcleo de Audiovisual e Documentário (NAD) da FGV CPDOC.
A doação do arquivo se concretizou em dezembro de 2019, fruto de buscas ativas por arquivos de mulheres. Os documentos já encontram-se disponíveis para consulta pública e foram a fonte primordial para a realização deste curta.
O filme trata da trajetória de Erundina, desde sua juventude na Paraíba até sua eleição como prefeita da cidade de São Paulo. Ao longo de seus 10 minutos, o curta demonstra o contexto social e político brasileiro, em especial, os impactos da ditadura militar.
Em 2024, relembra-se os 60 anos do golpe de 1964, o que motivou um novo olhar para essa efeméride através da carreira política de Luiza Erundina.
________
Este é um vídeo promovido pelo FGV CPDOC.
Imagens e vídeos: FGV CPDOC
Trilha sonora: YouTube Library:
Buckeye Bonzai - Vans in Japan
For l'ime 1o Disappear - Go By Ocean /
Ryan McCaffrey
Lazy Laura - Quincas Moreira
Produzido por: FGV CPDOC (abr/2024)
🔉 Informe: As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas e por convidados que participam das gravações e transmissões online representam, exclusivamente, as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV.
⏩ Acesse o Portal da FGV para mais informações: https://portal.fgv.br/
Copyright © 2024 Fundação Getulio Vargas. Todos os direitos reservados.