top of page
IEB - USP

Criado por Sérgio Buarque de Holanda, em 1962, o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP é um centro multidisciplinar de pesquisas e documentação sobre a história e as culturas do Brasil. Tem como desafio fundador a reflexão sobre a sociedade brasileira, envolvendo a articulação de diferentes áreas das humanidades. Contemplado em 1995 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) com o prêmio Rodrigo de Melo Franco de Andrade na categoria Preservação de Acervos Culturais Móveis e Imóveis, o IEB tem sob sua responsabilidade a guarda e a manutenção de um acervo excepcional. Tal acervo é formado por um expressivo conjunto de fundos pessoais – constituídos em vida por artistas e intelectuais brasileiros -, e que estão distribuídos entre seu Arquivo, Biblioteca e Coleção de Artes Visuais. 

DESTAQUE-IEB-4.jpg

Manuscritos originais de nomes decisivos para nossa cultura, livros raros e obras de arte formam um conjunto de caráter único, que recebe periodicamente novas aquisições, seja através de doação ou por meio de compra.

O IEB, acervo e pesquisa são indissociáveis. As pesquisas são desenvolvidas nas áreas temáticas de Artes, Literatura, Música, História, História Econômica, Geografia, Economia, Antropologia, Museologia e Sociologia. Cabe destacar ainda a presença de Ana Paula Cavalcanti Simioni, no corpo docente do IEB, referência nos estudos de gênero no Brasil e no exterior. 

Para saber mais:

01.

Guia do IEB: o acervo do Instituto de Estudos Brasileiros, org. Ana Lúcia Duarte Lanna, São Paulo, Instituto de Estudos Brasileiros, 2010.

02.

IEB: Origem e Significados, de João Ricardo de Castro Caldeira, prefácio de Antonio Candido, São Paulo, Imprensa Oficial, 2002.

03.

História

O Arquivo do IEB USP surgiu em 1968, integrado à Biblioteca. A partir de 1974, com a chegada de sucessivos arquivos pessoais, o crescimento do acervo motivou seu estabelecimento como setor independente.

O acervo custodiado pelo Arquivo do IEB é fonte de pesquisas para brasileiros e estrangeiros, além de subsidiar publicações e exposições de grande público pelo país e no exterior.

Alguns dos seus fundos são tombados pelo IPHAN e reconhecidos como Memória do Mundo pela UNESCO.

Os dados do acervo do Arquivo do IEB podem ser acessados através do  Catálogo on-line. Para acesso ao conteúdo dos documentos, o Arquivo aguarda a visita dos pesquisadores interessados que podem ser agendadas por e-mail.

O acervo

Com o objetivo de receber, organizar, preservar e divulgar seus documentos, visando oferecer fontes primárias para pesquisas das mais diversas áreas, o Arquivo do IEB atualmente reúne cerca de 500 mil documentos, divididos em mais de 150 conjuntos. Dentre eles os arquivos pessoais de mulheres se destacam, sendo elas : Alice Piffer Canabrava, Anita Malfatti, Aracy Abreu Amaral, Aracy de Carvalho Guimarães Rosa, Cynthia Priolli, Edmar Ferretti, Emilie Chamie, Gilda de Mello e Souza, Julieta de Godoy Ladeira, Julieta Telles de Menezes, Julita Scarano, Lélia Abramo, Lídia Besouchet, Lupe Cotrim Garaude, Maria Lúcia Mott, Marlyse Madeleine Meyer, Marta Rossetti Batista, Odette de Barros Mott , Waldisa Russio e Yolanda Mohalyi.

 

 

MLM-FEM-001 (IEB).jpg

Há também coleções de e sobre mulheres como as de Tarsila do Amaral, Veridiana Prado e Rachel de Queiroz, assim como há conjuntos documentais colecionados por mulheres como Literatura Popular - Cordel - Ruth Brito Lemos Terra e Cultura Popular - Coleção Maria Thereza Lemos de Arruda Camargo.

Endereço

Contato

Horário de funcionamento

Arquivo IEB - USP
Endereço oficial:
Espaço Brasiliana
Av. Prof. Luciano Gualberto, 78
Cidade Universitária - São Paulo - SP
05508-010

Site: https://www.ieb.usp.br/

E-mail: arquivoieb@usp.br
Telefone: (11) 3091 34 27

Seg - Sex

10:00-18:00

  • Youtube
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page